quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relatorios da Elisabete

RELEITURA
No primeiro exercício foi proposto realizarmos uma releitura da cena do filme Central do Brasil. Em sala junto ao grupo vimos que antes de começarmos a pré-produção, devemos definir quem fica responsável por cada área e organizar as tarefas, sendo assim dividimos as funções em, direção, produção, cenografia, câmera e aúdio, mas todo mundo fez um pouco de tudo no final. Optamos por manter a cena quase igual a do filme, porem alteramos algumas falas, escolhemos dois atores, o Johab e a Penelope e eu fiquei encarregada de ajuda-los com o roteiro e os diálogos.
Enquanto isso o Alex deculpou (deculpar=define quais planos de cena e movimentos de câmera que serão usados, (cena, elenco, figurino, locação, objetos de cena, equipamentos)) a cena, os que ficaram responsáveis pela produção se separaram, alguns pesquisaram objetos de cena, e outros foram procurar e definir a locação( local onde será gravado ).
Quando confirmamos onde seria gravado, aproveitamos para ensaiar no espaço e ver como ficaria o cenário, no dia da gravação nem tudo estava como no planejado, ai percebi que não nos organizamos muito bem, mesmo assim nos focamos na gravação da cena e na atuação dos atores,
Aprendi que devemos ter mais calma na hora de organizar uma equipe e mais agilidade pra produzirmos um curta, um exercício. E que tudo tem que ser bem planejado.
Senti dificuldade na hora de gravar tudo na ordem correta, e de gravar a musica junto a imagem e acompanhando os cortes feitos na câmera. Todos da sala de Edição participaram, concordamos com quase tudo e todas as discussões que houveram foram resolvidas no mesmo instante. O resultado não foi exatamente como eu imaginei, e penso que teria ficado melhor se tivesse-mos mais experiência, mas estamos no processo de aprender e penso que agora é a hora de testarmos, errar e aprender com esses pequenos erros,e melhorarmos o nosso trabalho dentro de um grupo, aprender a da o nosso melhor no grupo.

OFICINAO
A proposta do Oficinão é aprendermos um pouco de todas as oficinas, a primeira oficina a se apresentar foi a de Animação, o professor de animação nos mostrou o flash onde ele fez uma animação curtinha, o flash e a ferramenta mais simples de fazer uma animação, para uma animação ter movimentos visíveis é necessário no mínimo 12 frames por segundo a 30 frames por segundo, varia do estilo de animação. Ele também nos contou algumas coisas interessantes por exemplo que a primeira produção animada foi realizada pela Disney em 1928, que foi o Mickey e nos deu algumas referencias como Os Caça Fantasma e Roger Rabbit.
Ele explicou o porque to story board, que é feito pra ser utilizado como um roteiro de filmagem, para que o câmera não fuga muito do que é pra ser feito.
No segundo dia de oficinão, tivemos uma aula resumida de produção, onde aprendemos que produção e a parte organizada do audiovisual(brincadeira), produção é responsável por conseguir locação, os atores, os øbjetos, ou seja produção é responsável por conseguir o que é necessário pra realizar o projeto (curta,filme). A produção se divide em quase todas as áreas, é muita coisa pra eu citar, por exemplo existe a produção de set, produtor executivo, produtor de elenco, entre outros.
No terceiro dia tivemos Direção de Arte com a Guta e a Joana, elas citaram filmes com referencias de Direção de arte que são diferentes, lindas e inovadoras como Dogville , Perfume, cidade de Deus, Laranja Mecânica, O labirinto do Fauno, etc. Uma frase que marcou foi: - Ao analisar, podemos encontrar símbolos que nos trará uma historia. - ou seja, tudo que esta na cena tem motivo, tem um porque, não está ali porque é bonitinho, tudo no audiovisual tem que ser pensando até as cores , as linhas , as textura, formas, temos que pensar na estética do vídeo. Foi proposto pra todos pensando assim que criarmos uma imagem, como uma releitura de uma cena, de uma foto da cena na verdade, fomos separados por G´s. e realizamos esse trabalho em grupo, que foi bem diferente ter esse olhar de que tudo tem influencia na construção da imagem. É o que a Joana chama de Fruição ( não entendi muito bem mas penso ser mais ou menos isso). Finalizamos a primeira semana.
Na semana seguinte, mas precisamente no dia 23/08/2010. Tivemos aula de captação, iluminação, câmera e aúdio. Começou com a aula do Sócrates - iluminação- Aprendi o que é a luz, uma manifestação de energia na natureza, ondas electromagnéticas, ondas de calor mais intensas geram as cores, cada cor tem uma frequência. Aprendi que na luz do audiovisual o principio das core são o RGB( red= vermelho, green= verde, blue= azul) e com elas formam-se todas as cores.
Tivemos em seguida aula de câmera junto ao aúdio, que mostrou a importância da iluminação, e explicou porque as áreas devem trabalhar juntas. Tivemos proposta de exercícios em grupo, por exemplo: o exercício da caixa de papelão com o saco de plástico.
No dia 25/08/10 tivemos a explicação de edição, com o professor nos deu referencias de linguagem de cortes que foram desenvolvidas ao longo do tempo junto ao cinema e falou também se simbologia e citou alguns ícones que tem usam uma linguagem diferenciada como Vertov, Eisentein e Griffith, que trabalham muito com cortes diferentes e símbolos. Logo após tivemos uma breve aula do que é vídeos interativos, que explicou o que são as novas midias. E contou um pouco como se cria links.
Enfim o oficinão foi muito esclarecedor, é proveitoso, as vezes ficou cansativo por ser mais teórico e muita gente junta, porém foi bem explicada todas as oficinas e suas funções, e aprendi muita sobre linguagem, simbologia e que tudo o que a gente vê é pensado e tem sua importância seja em uma cena ou numa filme todo.

VIDEO MINUTO
Após o oficinão tivemos uma aula de roteiro e foi proposto criarmos um roteiro com o seguinte tema Eu cresci e agora o que vou ser? e criarmos um vídeo de um 1 minuto com esse tema. Fomos separados pelo G, meu G é o 4. Quando o G se reuniu e foi discutir o assunto fissemos o que os orientadores disseram nos separamos em 3 grupos de 12 pessoas.
O meu G tem uma boa comunição entre si e uma harmonia. O processo de criar o roteiro, o story board, de definir os diretor, e providenciar a locação , foi tudo muito bem. Gravamos a musica que seria usada e as vozes(usadas em off) um dia antes da gravação.
Mas do dia da gravação não foi muito fácil , quem estava operando a câmera não tem experiência e todos ficaram limitados e não quiseram arriscar, a câmera que usamos também não ajudou muito, e não tivemos muito tempo pra gravar. O dia de gravação foi tumultuado.
Depois da desprodução, foi a vez da finalização do vídeo, foi quando conhecemos o Gabriel, ele não é muito de falar, e galera não gostou muito do trabalha dele, mas eu penso que todos acharam que a edição ia resolver tudo,todas as falhas que eles sabiam que existiam e não quiseram resolver antes na gravação, e eu sei que não resolve, eu particularmente, gostei do trabalho dele, ele me deu alguns toque pra melhorar o vídeo, e até mesmo alguns toques de como agir com o grupo e no grupo.
Enfim o vídeo não ficou como no roteiro, como no story board, porém conseguimos passar a mensagem, percebi alguns de nossos erros quando estamos discutindo junta a bancada de professores, não concordei com todas as criticas, mas com os pontos que concordei vou tentar mudar junto ao grupo.
Penso que se erramos, foi pela ansiedade de acertar, e por mais que o tema fosse o mesmo em nossas mentes ( nas 37), são ideias e visões diferentes. E ainda bem que erramos, pois se é pra errar, a hora é agora. Foi um bom aprendizado, uma lição para todos e deu para conhecer a cada um do G4 e a maneira que lida com o trabalho, com as critica enfim com os obstáculos e acertos que tivemos.

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